Ecocitrus realiza reunião com prefeitura de São José do Sul para aumentar produção de citros orgânicos
Cooperativa montenegrina aproxima-se de poder público do Vale do Caí com o intuito de agregar novos associados e fomentar práticas ecológicas
A diretoria da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) participou, na última sexta-feira pela manhã, dia 14, de uma reunião na prefeitura de São José do Sul, visando à sensibilização da administração municipal em prol da produção orgânica e do cooperativismo. A ação segue o plano de expansão da entidade, que deseja elevar a produtividade em 50% em cinco anos.
Representada pelo vice-presidente, Adilson Schultz, pelo secretário, Renato Schommer, e pelo associado e líder de comunidade local da Ecocitrus, Juliano Mossmann, a cooperativa teve sua história e seu potencial valorizados na reunião.
De acordo com o secretário do Conselho Administrativo da gestão 2021/2023, o grupo foi bem recebido e saiu com o compromisso de que a prefeitura e a Emater do município vão mapear produtores rurais interessados e que se encaixem na proposta da Ecocitrus. Posteriormente, será marcada uma reunião para que a cooperativa se apresente aos agricultores e agricultoras locais. “Nós explicamos todos os benefícios que os agricultores têm, como assistência técnica gratuita, composto e biofertilizante, certificação orgânica, além da garantia de venda das frutas por um preço justo e compatível com o mercado orgânico”, explica Schommer.
Estiveram presentes, no encontro, a prefeita Juliane Bender, o vice-prefeito Laerte Junges, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Magali Mossmann, e os extensionistas da Emater de São José do Sul, Rogéria Flores e Pedro Veit.