A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí – Ecocitrus foi fundada oficialmente no dia 2 de novembro de 1994, por 15 sócios-fundadores. Inicialmente constituída como associação, os quinze idealizadores que precursionaram esse trabalho acreditavam que outro tipo de agricultura era possível na região do Vale do Caí: sem agrotóxicos, preservando a saúde do planeta e de cada consumidor. A agroecologia foi o que impulsionou a criação da Ecocitrus – e permanece viva até hoje na filosofia da entidade.
Em 1998, a Ecocitrus tornou-se, oficialmente, uma cooperativa, seguindo os moldes do sistema cooperativista: equidade, gestão participativa, democracia, solidariedade e distribuição de renda entre os cooperados. Atualmente, conta com mais de 100 agricultores e agricultoras em seu quadro de associados, o que comprova a eficácia do cooperativismo na citricultura da região.
A Ecocitrus é uma cooperativa que completa todo o ciclo de produção da citricultura, desde o fornecimento das frutas pelos associados, até seu processamento na unidade de sucos e óleos essenciais da cooperativa e sua posterior exportação a países europeus. A marca dos produtos é Ecocitrus – sucos e óleos essenciais, valorizando a tradição e o pioneirismo das operações da entidade.
Atualmente, 80% do produto final oriundo dos citros é exportado para Alemanha, França, Reino Unido, Holanda e Bélgica, por exemplo. Em todas as etapas, a Ecocitrus opera com responsabilidade ambiental, qualidade técnica e pesquisa constante.
Em 2009, passou a extrair óleos essenciais de mandarina e bergamota em sua agroindústria, primeiramente com equipamentos locados e, no ano seguinte, com maquinário próprio. Em 2013, foi inaugurada a planta de processamento de sucos na agroindústria. Até então, ele era processado na fábrica de terceiros, o que encarecia o processo e onerava os cooperados. Agora, os associados têm domínio de toda a cadeia produtiva.
Como braço de operação em um ciclo de economia circular, a Ecocitrus é integrada, ainda, pela Usina de Compostagem da Ecocitrus, fundada em 1995, pelos agricultores associados para suprir a demanda interna de insumos orgânicos para aplicação nos pomares. A Usina trata resíduos agrossilvopastoris de empresas do setor alimentício, gerando como produto final biofertilizantes e compostos orgânicos, distribuídos gratuitamente aos agricultores familiares associados.
A cooperativa enquadra-se no ciclo da economia circular, preservando o meio ambiente, operando em um comércio justo e mantendo a renda de diversos agricultores e agricultoras familiares do Vale do Caí há mais de 25 anos.