Plano de Expansão

quarta-feira, 17 de outubro de 2018.

Buscando aumentar a produção de citrus orgânicos para processar em sua indústria, a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí – Ecocitrus tem a intenção de construir parcerias com organizações de produtores da agricultura familiar e empreendimentos que desejarem investir no plantio de laranjas, bergamotas e limões em sistema de produção orgânico.

Uma das organizações visitadas no dia 10/10 em Viamão, foi a COPERAV (Coop. dos Produtores Orgânicos de Reforma Agrária de Viamão), está localizado a 15 quilômetros da cidade de Viamão, às margens da RS 040  e agrega 376 famílias assentadas. A cultura do arroz orgânico ocupa cerca de 1.400 hectares e há  ainda, cerca de 40 hectares de hortas orgânicas. A produção de arroz tem sido da maior importância para os assentados e para COPERAV, mas, cabe relatar que estão buscando ampliar as atividades econômicas do assentamento, no sentido de melhorar a renda de seus associados.

Com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Viamão, esta sendo feito um redesenho que pretende introduzir novas atividades econômicas e a fruticultura surge como uma excelente alternativa. Conforme Huli Marcos Zang (diretor comercial COPERAV), “estimamos que nosso assentamento disponha de cerca de 600 hectares em área de coxilha, que podem ser destinados a produção de frutas”.

Com a visita, formalizou-se um protocolo de intenções, onde a Ecocitrus e Coperav  irão conjuntamente desenvolver um projeto de implantação de pomares de citrus orgânicos.