Parceria Ecocitrus com prefeitura de Dom Feliciano
Buscando ampliar a sua atuação para atender a necessidade da indústria de sucos e óleos essências, os agricultores associados da Ecocitrus decidem ampliar a produção de citrus em outras regiões do Estado, com isto possibilitando aumentar o período de processamento da sua indústria. Estão sendo feitos estudos onde se busca viabilizar plantio de citrus que tenham maturação em período que atenda a necessidade da indústria.
Durante o Fórum da Agricultura Familiar e XI Fórum Regional de Desenvolvimento Rural que aconteceu em 7 e 8/11 no Salão Paroquial, com uma pauta direcionada para a diversificação de produção e cultivo de orgânicos, além de questões sobre o meio ambiente, estando presentes mais de 17 delegações de municípios da região. Os eventos são realizados pela Prefeitura de Dom Feliciano, EMATER-RS/ASCAR e CODETER – Conselho de Desenvolvimento Territorial, com o patrocínio do Banrisul.
Foi assinado com a Ecocitrus um protocolo de intenções entre o executivo municipal e a Cooperativa “para que se estabeleça no Município, não somente como incentivador da produção de laranja orgânica, mas como investidor”, disse o prefeito Clenio Boeira, referindo-se a intenção da Ecocitrus em adquirir terras no Município para plantio. “É um projeto que pode chegar a 300 hectares de laranja”. O prefeito ressaltou a importância de ações voltadas para novas alternativas de renda, visando, principalmente, a juventude rural. “O jovem só vai permanecer no campo, se tiver atividades que sejam dignas da sua persistência”, considerou. “Estamos buscando sempre a diversificação de forma que tenhamos a nossa produção de tabaco como atividade principal, complementada com outras rendas.” Clenio ainda impôs alguns desafios, a serem colocados em prática, a partir do próximo ano: ampliação do programa municipal Água Boa, desenvolvido com a EMATER-RS/ASCAR, que visa a proteção de fontes naturais, e trabalhar para que a alimentação escolar seja toda orgânica. Atualmente, em Dom Feliciano, quase toda ela advém da agricultura familiar, através do programa federal PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Não é fácil, mas desta forma vamos oferecer uma grande contribuição para a saúde das crianças”, afirmou, considerando que muitos alunos e alunas, “basicamente se alimentam com o que consomem dentro da escola”. Além do prefeito compuseram a mesa de abertura e falaram o Secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Marco Tyska, vice-presidente da AFUBRA, Antônio Dornelles, Supervisor Regional da EMATER/RS – ASCAR, Volnei Leitzke, vice-presidente da Câmara de Vereadores, Darlei Iarochewski, Superintendente Regional do Banrisul, Eloi Angst, presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Renato Stasinski, e o presidente da Ecocitrus, Ademar A. Henz.