Pedro Francisco Schneider é o novo presidente da Ecocitrus
Conselho Administrativo da cooperativa montenegrina foi renovado e tomou posse na quinta-feira, dia 1º de abril
O novo Conselho Administrativo da Cooperativa dos Citricultores do Vale do Caí (Ecocitrus) tomou posse quinta-feira passada, dia 1º de abril, com Pedro Francisco Schneider como presidente. A nova equipe tem como meta dar mais ênfase à comunicação com a base da cooperativa: os agricultores e agricultoras familiares. A eleição ocorreu dia 11 de março, em assembleia realizada online por conta das restrições impostas pela pandemia.
A nova equipe é formada, ainda, por Adilson Schultz como vice-presidente, Sérgio Herbert como tesoureiro e Renato Schommer como secretário. Os vogais são Alison Kranz, Gilmar Kinzel e Francisco Erbes.
Schneider é sócio-fundador da Ecocitrus, já foi presidente da cooperativa entre 2001 e 2005, tesoureiro e membro do Conselho Fiscal três vezes. Para ele, a organização em grupo é uma das formas mais efetivas de os agricultores avançarem, sobretudo diante de cenários que exigem mais união e que reforçam a importância do cooperativismo.
Ao longo da vida, Schneider acumulou participação em sindicatos e conselhos. Foi presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Harmonia e coordenador do Fórum da Agricultura Familiar do Vale do Caí em 1998. “Nós precisamos manter o grupo unido para garantir estabilidade diante dos desafios”, pondera Schneider. Ele cita, ainda, o cenário econômico atual como exemplo para corroborar o que precisa ser transposto com união: os altos custos de produção, a inflação crescente e o cenário de pandemia.
O novo conselho administrativo da Ecocitrus permanece até março de 2023. A entidade também renovou parte do Conselho Fiscal, conforme prevê o estatuto, elegendo Antonio Bays, Décio Nonnemacher e Paulo Reichert como titulares, e Flávio Mendel, Daniel Marx e Milton Bertoto como suplentes.
Sobre a Ecocitrus
A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí foi fundada em novembro de 1994, em Montenegro – RS, por meio de um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, iniciado com o Projeto PRORENDA e conduzido, no Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com a colaboração da GTZ (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica). 15 citricultores são sócios-fundadores da entidade, que hoje conta com 117 no quadro de associados.
A Ecocitrus é uma cooperativa consolidada no mercado, reconhecida internacionalmente pela produção de citros no modelo agroecológico e pela produção de sucos e óleos essenciais orgânicos, exportados ao mercado europeu (França, Alemanha, Bélgica e Reino Unido, por exemplo). A cooperativa também pratica uma gestão que prima pela construção conjunta e pelo protagonismo dos associados, além de ser certificada pelo comércio justo, com o selo Fairtrade.
Por meio do tratamento de resíduos desenvolvido na usina de compostagem da cooperativa, encaixa-se no modelo de economia circular, garantindo o fechamento do ciclo de produção de modo sustentável e primando pelo respeito ao meio ambiente.