Ecocitrus participa da posse de novo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado
Solenidade foi realizada em Pelotas na última sexta-feira e contou com representantes da cooperativa montenegrina, reforçando parcerias em pesquisas de citricultura no Vale do Caí
Representantes da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) participaram, na última sexta-feira, dia 6, da posse do novo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira, em Pelotas. O gerente de relações institucionais da entidade montenegrina, Ernesto Carlos Kasper, e o integrante do Conselho Administrativo Renato Schommer, estiveram presentes e salientaram a importância de reforçar laços com a unidade da Embrapa, que conduz pesquisas e fomenta parcerias relacionadas à citricultura na região do Vale do Caí.
Conforme Kasper, a principal contribuição da Embrapa Clima Temperado com a Ecocitrus é na disseminação da identidade do Vale do Caí na produção de citros no modelo agroecológico. “A região é conhecida como o berço nacional da citricultura e, através do apoio da Embrapa, pode aumentar e qualificar a pesquisa em pomares orgânicos, definindo variedades com potencial genético menos suscetível a doenças, como a pinta preta”, explica o gerente de relações institucionais da Ecocitrus. A parceria da Embrapa com a cooperativa montenegrina também já se estendeu à produção de insumos.
O evento contou ainda com a participação de lideranças nacionais, como o diretor-presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti. O novo chefe-geral da Embrapa, Roberto Pedroso, possui pós-doutorado em citricultura e atua na Embrapa Clima Temperado desde 2002, com pesquisas concentradas em melhoramento genético participativo, produção de mudas em ambiente protegido e sistemas de produção integrada e orgânica de frutas e de óleos essenciais de citros.
Sobre a Ecocitrus
A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí foi fundada em novembro de 1994, por meio de um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, iniciado com o Projeto PRORENDA e conduzido, no Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com a colaboração da GTZ (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica). 15 citricultores são sócios-fundadores da entidade, que hoje conta com 117 no quadro de associados.
A Ecocitrus é uma cooperativa consolidada no mercado, reconhecida internacionalmente pela produção de citros no modelo agroecológico e pela produção de sucos e óleos essenciais. A produção industrial orgânica é exportada a países europeus. A cooperativa também é reconhecida por praticar um modelo de gestão que prima pela construção conjunta e pelo protagonismo dos associados em todas as tomadas de decisão.
Embrapa Clima Temperado
A Embrapa Clima Temperado é uma das 43 unidades da Embrapa distribuídas pelo país, com foco de pesquisa em cadeias produtivas prioritárias e temas estratégicos nos biomas Pampa e Mata Atlântica. Atualmente, é composta por quatro bases físicas e abriga 275 empregados: 84 pesquisadores, 49 analistas, 45 técnicos e 97 assistentes.
Dentre os temas em destaque estão: sistemas de produção em terras baixas; frutas e hortaliças; mudanças do clima; novos insumos; agrobiodiversidade; sistemas de produção de base ecológica; qualidade ambiental e ordenamento territorial; energias renováveis; tecnologias para sistemas integração Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF); e Sistemas Agroflorestais.