Comitiva da cidade de Tupandi conhece agroindústria e usina de compostagem da Ecocitrus
Visita guiada teve objetivo de estreitar laços e fomentar parceria com o município do Vale do Caí
Uma comitiva composta por autoridades do município de Tupandi visitou a agroindústria e a usina de compostagem da Ecocitrus, na última sexta-feira de manhã, 2 de julho. O grupo foi recebido pelo Conselho Administrativo da entidade, com o objetivo de estreitar laços dentro do plano de expansão da cooperativa e mostrar a força do cooperativismo no Vale do Caí.
Conforme o presidente da Ecocitrus, Pedro Francisco Schneider, Tupandi é exemplo em investimento no setor primário. “Vemos que é um município agrícola e que estão sempre buscando apoio aos agricultores. Isso nos anima bastante”, disse Schneider. Tupandi é o município com maior arrecadação de ICMS da agricultura no Brasil.
Nas últimas duas semanas, equipes da Ecocitrus visitaram a prefeitura e alguns sócios do município receberam o vice-prefeito e o secretário para uma conversa a respeito de subsídios, dentro de um movimento que contempla o plano de expansão da Ecocitrus e visa a agregar novos sócios e sócias. A Ecocitrus tem o plano de aumentar a produção de citros em 50% em cinco anos.
Na visita à Ecocitrus sexta-feira, estiveram presentes o prefeito, Hilário Junges, o vice-prefeito, Bruno Junges, o secretário da agricultura e meio ambiente, Luiz Carlos Weber, a diretora de meio ambiente, Leida Werlang Kochhann, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupandi, Solange Schneider Neukamp, e o extensionista da Emater, Gelci Baumgarten. Na agroindústria, foram recebidos pela coordenadora de produção, Cristiane Tomazi Franzen, e pelo supervisor de qualidade, Jeferson Ávila. Na usina de compostagem, foram acompanhados pelo gestor, Marcos Lottermann e pelo consultor técnico de produção, Albari Pedroso.
Sobre a Ecocitrus
A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí foi fundada em novembro de 1994, em Montenegro – RS, por meio de um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Alemanha, iniciado com o Projeto PRORENDA e conduzido, no Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com a colaboração da GTZ (Sociedade Alemã de Cooperação Técnica). 15 citricultores são sócios-fundadores da entidade, que hoje conta com mais de 100 agricultores no quadro de associados.
A Ecocitrus é uma cooperativa consolidada no mercado, reconhecida internacionalmente pela produção de citros no modelo agroecológico e pela produção de sucos e óleos essenciais orgânicos, com 80% tendo o mercado europeu como destino (França, Alemanha, Bélgica e Reino Unido, por exemplo). A cooperativa também possui uma usina de compostagem licenciada para tratamento de 16 mil toneladas de resíduos classe II A por mês. A partir do tratamento com revolvimento automático e biodigestores, a Ecocitrus produz composto e biofertilizantes, inserindo-se no contexto da economia circular.
Além disso, a Ecocitrus pratica uma gestão que prima pela construção conjunta e pelo protagonismo dos associados e é certificada pelo comércio justo, com o selo Fairtrade.