História

A história da Usina de Compostagem remonta a 1995 e se mescla à trajetória da Cooperativa Ecocitrus, da qual faz parte. A Usina foi criada pelos agricultores e agricultoras familiares associados à Ecocitrus, que não encontravam adubo orgânico de qualidade na época – por terem sido pioneiros na transição para a agroecologia.
Desde então, a Usina inovou constantemente e tornou-se referência nacional em tratamento de resíduos e economia circular. Em 2013, a planta iniciou a produção do biogás, que é transformado em biometano e tornou a Usina autossuficiente em energia elétrica.

Até hoje, além de receber resíduos de mais de 100 empresas de todo o Rio Grande do Sul, a Usina trata os resíduos da agroindústria da Ecocitrus e destina o biofertilizante e o composto gratuitamente a seus sócios e sócias. O adubo retorna ao solo, para produzir citros orgânicos de qualidade, reiniciando todo o ciclo que culmina na produção de sucos e óleos essenciais na fábrica da Ecocitrus.

Como integra uma cooperativa, a Usina segue os valores do cooperativismo. Além do respeito ao meio ambiente, que está na essência de fundação da Ecocitrus, a usina de compostagem segue a equidade, a participação e a divisão de sobras entre os sócios e sócias da Ecocitrus.
Toda a renda gerada pelas operações da Usina é revertida, diretamente, à agricultura familiar da região do Vale do Caí e na preservação do meio ambiente.