Usina de Biogás

A planta-piloto de biometano, localizada junto a Usina de Compostagem da Ecocitrus, no município de Montenegro, tem capacidade para produzir 5mil m³/dia de biogás e possibilidade de expandir esta marca para 20mil m³/dia ainda em 2014.

A operação foi iniciada em 2012 por meio do Consórcio Verde Brasil, uma união entre as empresas Ecocitrus e Naturovos para a geração de um gás inteiramente natural e renovável, o GNVerde.

Produzido a partir da valorização de substratos orgânicos, o GNVerde contém 96% de metano, índice que o equipara ao similar importado da Bolívia, podendo ser utilizado para a geração de energia elétrica, energia térmica e no abastecimento de veículos, entre outras aplicações.

As frotas da Ecocitrus e da Naturovos já são abastecidas pelo GNVerde, que também é o primeiro gás veicular do Brasil produzido sem a exploração de recursos naturais.

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás será responsável pela distribuição e comercialização do GNVerde no Estado, operação que aguarda a regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP.