Capacitação dos Associados

Informações e boas práticas também rendem bons frutos

A Ecocitrus dedica atenção constante à capacitação dos associados. Na cooperativa, um grupo formado por técnicos, coordenadores de equipes de campo e profissionais de Recursos Humanos atua como principal elo com o agricultor.

As principais necessidades dos associados são identificadas por este grupo, que relaciona e organiza as atividades de capacitação.

Além de questões técnicas sobre Agroecologia, são enfatizados o conceito de Cooperativismo, as normas que regem as certificações* já conquistadas pela Ecocitrus, algumas técnicas de planejamento, além da importância de cada um para o bom desempenho do todo.

As atividades de capacitação promovidas pela Ecocitrus são gratuitas. Fazem parte do programa, cursos e palestras sobre diferentes temas, assim como reuniões de grupo nas propriedades.


Cursos e Palestras – Principais temas

  • Cooperativismo e Ecocitrus
  • Agroecologia
  • Normas de agricultura orgânica
  • Normas de comércio justo
  • Manejo da lavoura orgânica



Reuniões de grupo nas propriedades

As reuniões de grupo promovem a troca de experiência entre os associados e, em algumas ocasiões, são aproveitadas para reforçar algum tema de interesse comum (ex: barreiras para isolamento do agrotóxico de propriedades vizinhas, importância do caderno de campo com as anotações dos manejos principais, etc.).

Os encontros acontecem três vezes ao ano e são realizados nas propriedades dos sócios produtores, sempre procurando mostrar uma propriedade diferente a cada reunião.