Apresentação

Uma cooperativa de citricultores com um vasto campo de atuação

A crença em uma agricultura sustentável, ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável sempre orientou os passos da Ecocitrus – Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí.

Criada em 1994, em Montenegro (RS), por um pequeno de grupo de agricultores familiares, a cooperativa tem, atualmente, um vasto campo de atuação. Conta com uma sede administrativa e três unidades operacionais: a indústria de sucos e óleos essenciais orgânicos, a usina de compostagem e a planta usina de biogás.

Além da produção de cítricos e derivados totalmente livre de agroquímicos, a Ecocitrus também fabrica adubo orgânico, biofertilizante líquido e biogás. Presta serviços de destinação, tratamento e biodigestão de resíduos agroindustriais para as empresas da região e atua, inclusive, na extração de óleos essenciais orgânicos para outros produtores locais.

Com espírito coorporativo e empreendedor, a Ecocitrus sempre foi em busca de soluções inovadoras para superar as dificuldades e apoiar os associados. Esta postura desencadeou, ao longo dos anos, uma série de novos negócios e oportunidades, não só para a Cooperativa, mas também para todo o Vale do Caí, região em que a citricultura tem um forte impacto no desenvolvimento econômico, ambiental e social.

Hoje, a Ecocitrus conta com mais de 100 associados, é referência em agricultura orgânica e familiar, exporta seus produtos para diferentes partes do mundo, compartilha sua experiência em diversos eventos no Brasil e no exterior, além de receber cerca de 1.200 visitantes/ano em suas unidades.