Agricultura Biodinâmica


Um sistema de plantio que vivifica a terra


A produção da Ecocitrus, além de ser orgânica, adota as práticas da agricultura biodinâmica, um sistema de manejo que vivifica e cuida do solo, por meio da energia disponível na própria natureza.

Neste sistema de plantio, são utilizados preparados biodinâmicos produzidos e manuseados pelo próprio agricultor a partir de elementos totalmente naturais: flor de camomila, flor de dente de leão, mil folhas, valeriana, urtiga dioica e casca do carvalho, entre outros.

Armazenados apropriadamente e utilizados nas épocas corretas, conforme a estação do ano e os ritmos astronômicos, os preparados biodinâmicos potencializam as propriedades já latentes na terra e nos alimentos.

Um dos principais objetivos é produzir melhor e com qualidade, devolvendo a vida e a saúde ao solo, aos seres e ao planeta.




A propriedade como organismo vivo

Na agricultura biodinâmica, a propriedade é tratada como um organismo vivo e autossustentável, capaz de produzir tudo que necessita, em equilíbrio e harmonia com o universo e o meio ambiente.

Sistemas agroflorestais e a coexistência balanceada dos reinos mineral, vegetal e animal são, portanto, algumas características das propriedades que adotam a agricultura biodinâmica, unidade produtivas onde o princípio é equilibrar, não eliminar.




Reconhecimento internacional

Os produtos biodinâmicos são reconhecidos e valorizados em diversas partes do mundo. Eles são identificados pelo selo Demeter*, certificação já conquistada pela Ecocitrus. 





A força do grupo

Mais do que um sistema de plantio, a agricultura biodinâmica é um processo contínuo de tratamento e vivificação da terra.

A troca de experiências e o apoio mútuo são fundamentais para o aprimoramento dos resultados, motivos que estimulam a Ecocitrus a organizar cursos e atividades relacionadas ao tema.