24/03/2014

Sucos e frutas orgânicas da Ecocitrus na rede pública de ensino

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Brochier, de Montenegro, no momento do lanche. Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Brochier, de Montenegro, no momento do lanche.

Mensalmente, a Ecocitrus fornece 18 mil litros de suco (bergamota, laranja e uva) e 17 toneladas de fruta in natura (bergamota e laranja) para mais de 350 instituições de ensino básico e fundamental – estaduais e municipais – de Montenegro, Porto Alegre e outras 14 cidades do Estado, um trabalho que mobiliza diferentes setores da sociedade e coloca em prática, de fato, o conceito de economia sustentável.

Segundo Alceu Henz, representante comercial da Ecocitrus, este projeto começou em 2005, mas ganhou um novo impulso quatro anos depois, em 2009, quando entrou em vigor a Lei nº 11.947/2009.

Conforme a nova legislação, uma cota mínima de 30% dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, deve ser destinada à aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, com prioridade para os produtos orgânicos.

Para o prefeito de Montenegro, senhor Paulo Euclides Garcia Azeredo, além de movimentar a economia local, valorizar o pequeno produtor e trazer benefícios para a saúde, a inclusão de produtos orgânicos na merenda escolar tem outra função bastante importante no médio/longo prazo: a disseminação de um bom hábito na família. “Cada criança é um multiplicador. Na sua casa, ela também ensina os pais. Apenas na rede municipal, são mais de cinco mil crianças matriculadas. Podemos então dizer que temos milhares de multiplicadores levando, para as suas famílias, a consciência em relação a uma alimentação mais saudável.”, observa o prefeito.

Como afirma Annelise Barreto Krause, Coordenadora e Responsável Técnico do Setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, os produtos da Ecocitrus fazem parte do rol de alimentos saudáveis que buscamos para a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino de Porto Alegre. As frutas orgânicas são ainda mais benéficas, portanto procuramos garanti-las sempre que a safra favorece. Quanto ao suco de tangerina orgânico concentrado, é fácil armazená-lo, e o fato de não possuir açúcar motivou a equipe de nutrição a criar uma rotina 'com sabor de fruta' nas escolas. Ele tem sido servido em ocasiões festivas e lanches rápidos. Percebemos que as crianças aceitam cada vez mais o produto não adoçado, adequando seu paladar a hábitos saudáveis. A Ecocitrus tem sido uma grande parceira desde a implantação da lei federal que beneficia o agricultor familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Participou das discussões e avanços primordiais desta política pública em Porto Alegre e, atualmente, fornece suco de tangerina, tangerina e laranja para todas as 96 escolas municipais. Quando possível, outros produtos orgânicos também são incluídos.