04/09/2014

Semeando boas práticas

Fábio Esswein, presidente da Ecocitrus, foi o palestrante convidado para encerrar a 20ª edição do Fórum da Qualidade 2014, evento realizado nos dias 18 e 19 de agosto pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo (ACI), uma das entidades empresariais mais tradicionais e atuantes do Rio Grande do Sul.

Com o tema “20 anos Praticando Economia Solidária através do Cooperativismo”, a apresentação do presidente da cooperativa abordou a trajetória bem-sucedida da Ecocitrus, que iniciou suas atividades em 1994 e, hoje, é uma referência em quesitos como sustentabilidade, inovação e autogestão.

Durante sua palestra, Fábio destacou a importância da participação dos associados em todas as decisões da cooperativa, assim como os principais benefícios de uma gestão feita pelos seus próprios membros: desempenho econômico aliado ao desenvolvimento social e à evolução da comunidade como um todo.

Baseado nos exemplos da trajetória da Ecocitrus, o presidente mostrou como as necessidades e questões enfrentadas pelos associados foram, desde o início, abordadas de forma organizada e participativa, sempre com o propósito de atender objetivos comuns, beneficiando tanto os membros da cooperativa como a região do Vale do Caí.

A apresentação também não deixou dúvidas quanto aos resultados de uma autogestão eficiente: a cooperativa de citricultores tem hoje sua própria fábrica de sucos orgânicos e óleos essenciais, exporta seus produtos para diferentes partes do mundo, possui uma usina de compostagem que trata corretamente os resíduos agroindustriais das empresas locais, utilizando-os na produção de adubos orgânicos e, através do Consórcio Verde Brasil, atua ainda na geração de biogás, uma fonte de energia totalmente renovável.

“Participar do Fórum da Qualidade promovido pela ACI é duplamente importante para a Ecocitrus. Por um lado, é o reconhecimento do nosso trabalho por uma associação empresarial consagrada e respeitada. Por outro, é uma oportunidade de compartilhar as boas práticas e divulgar o nosso projeto”, comenta o presidente Fábio Esswein.