24/08/2015

Secretário Minetto visita plantas de biogás para formular políticas públicas para o RS

O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, visitou empreendimentos gaúchos que apostam na geração de biogás como alternativa energética e de preservação ambiental. Na quarta-feira, Minetto esteve nas instalações da Unidade de Produção de Leitões (UPL) Mundo Novo da Cooperativa Languiru, no município de Bom Retiro do Sul, e da Ecocitrus, em Montenegro. Acompanhado do diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Haman, o secretário conheceu experiências na produção de biogás para alinhar políticas públicas para agricultores familiares do Estado.

Na Ecocitrus, em Montenegro, Minetto e Haman foram recebidos pelo diretor, Albari Gelson Pedroso, pelo gerente de relações institucionais, Ernesto Carlos Kasper, e pelo ex-presidente e consultor Fábio Esswein. Na visita, Minetto conheceu o projeto da Ecocitrus e visitou a planta-piloto de biometano e a usina de compostagem de resíduos agroindustriais. A unidade fica na localidade de Passo da Serra, em uma área de 13 hectares.

Aberta em 1995 para garantir o suprimento de adubo orgânico para associados da Ecocitrus, a usina beneficia empresas da região ao resolver o problema de destinação e tratamento dos seus resíduos agroindustriais, material que é utilizado como matéria-prima no processo de compostagem. A usina tem capacidade de processar 192 mil toneladas anuais de resíduos sólidos Classe II, por meio de biodegradação e biodigestão anaeróbica.

Já a planta de biometano é operada desde 2012 por meio do Consórcio Verde Brasil, composto pela Ecocitrus e pela Naturovos, para geração do GNVerde, de gás natural e renovável produzido a partir de substratos orgânicos, utilizado para gerar energia elétrica ou térmica e para abastecer veículos. A Ecocitrus e a Naturovos abastecem suas frotas com GNVerde, o primeiro gás veicular do Brasil produzido sem a exploração de recursos naturais, que deve ser distribuído e comercializado no Estado pela Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) assim que houver regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).


Fonte:
Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo
Itamar Pelizzaro - Assessoria de Comunicação SDR
(51) 3218-3395
imprensa@sdr.rs.gov.br