12/11/2014

Produção em alta na agroindústria da Ecocitrus

Fábrica de sucos completa 1 ano com produção em alta. Fábrica de sucos completa 1 ano com produção em alta.

Inaugurada há um ano, em oito de novembro de 2013, a planta processadora de sucos orgânicos da Ecocitrus tem bons motivos para comemorar o primeiro aniversário.

Com a produção a todo vapor, a agroindústria tem atendido, além dos associados da própria Ecocitrus, os citricultores da Coofrutaf – Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar e os pequenos agricultores de Liberato Salzano – RS, na região Norte do Estado.

Ao estender a esses parceiros a possibilidade de um maior domínio e gestão do processo produtivo, a Ecocitrus contribui para o empoderamento e o fortalecimento dos pequenos produtores rurais. Por sua vez, ao promover melhores condições de negócios para agricultores familiares que priorizam orgânicos e adotam práticas justas de comércio, incentiva também a própria questão da sustentabilidade.

“Se apenas comprássemos os cítricos no mercado, seríamos mais uma indústria”, comenta Ernesto Kasper, gerente de Relações Institucionais da Ecocitrus. “Por outro lado, quando entregamos aos nossos parceiros o suco processado, devolvemos-lhes um produto pelo qual obterão um maior valor agregado; é o agricultor a serviço do agricultor”.

Para exemplificar as possibilidades que se abrem para os pequenos produtores que passam a contar com o suco processado, a Coofrutaf é, atualmente, fornecedora de merenda escolar para estabelecimentos da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul. Quanto aos citricultores de Liberato Salzano, destinam parte significativa do que é produzido na fábrica da Ecocitrus para o mercado europeu.

Bons negócios para agricultura familiar significam, também, boas oportunidades para a Ecocitrus.

Através do processamento de suco para organizações e entidades que reúnem famílias de citricultores, a Cooperativa tem conseguido otimizar a capacidade instalada da fábrica, gerar receita e diluir custos fixos.

Tudo isso em linha com os fundamentos do Cooperativismo, que, entre outros preceitos, incentiva a busca de soluções inovadoras para o desenvolvimento do coletivo.