16/04/2014

Governador do Estado e autoridades visitam a Ecocitrus

No dia 28 de março de 2014, o governador Tarso Genro e a comitiva do programa Interiorização de Governo visitaram a Usina de Compostagem e Resíduos Agroindustriais da Ecocitrus, em Montenegro (RS). A visita fez parte de um roteiro preparado para o município, que contemplou também a prefeitura, o Centro de Treinamento da Emater, a Escola Estadual Januário Correa e o Hospital de Montenegro.

Na Ecocitrus, o grupo conheceu a planta de geração de biogás, a primeira a produzir, no Brasil, um gás natural veicular totalmente renovável e com elevado teor de metano (96%).

O novo biocombustível, GNVerde, começará a ser distribuído e comercializado pela Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás até o final de 2014.

A usina de biogás, que recebeu financiamentos de R$ 4 milhões do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, já está em operação e faz parte do Consórcio Verde Brasil, uma união entre a Ecocitrus e a Naturovos, para a geração de fontes alternativas de energia renovável e para o desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos e sustentáveis.

Quando foi criada, em 1995, o objetivo da usina de compostagem era fornecer adubo orgânico para os associados, promovendo, desta forma, a erradicação dos agrotóxicos dos pomares.

Cerca de 20 anos depois, a usina, que já foi ampliada e, atualmente, também oferece serviços de coleta e tratamento de resíduos para várias empresas da região, inova mais uma vez com a geração de biogás, combustível verde, que pode se incorporar à matriz energética do Rio Grande do Sul.

“Aquele pequeno grupo de agricultores que criou a Ecocitrus jamais imaginou chegar tão longe. Com empenho e resultados consistentes, conquistamos o apoio do Estado, aspecto que foi fundamental para o nosso progresso ao longo de todo este tempo.”, lembra Fábio Esswein, presidente da Ecocitrus.