27/08/2014

Ecocitrus recebe a visita de ministros

Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais Ricardo Berzoini em visita na Usina de Biogás Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais Ricardo Berzoini em visita na Usina de Biogás

Na última sexta-feira, 22 de agosto, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais Ricardo Berzoini estiveram em Montenegro – RS, para conhecer a usina de compostagem da Ecocitrus e a planta de geração de biogás, unidade operada pelo Consórcio Verde Brasil.

Fruto da união entre a Ecocitrus e a Naturovos, o Consórcio Verde Brasil também conta com o apoio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás na produção de fontes alternativas de energia sustentável.

Durante a visita, que durou aproximadamente uma hora, os ministros puderam constatar como a demanda inicial de citricultores por adubo orgânico deu origem a um formato de negócio inovador, que, socialmente inclusivo e economicamente eficiente, beneficia várias famílias de agricultores, resolve o problema de destinação dos resíduos orgânicos das empresas da região e gera, desde 2013, o GNVerde, primeiro gás natural veicular do país totalmente renovável.

“Além de trazer uma alternativa ambientalmente adequada para resíduos industriais, tem como resultado produtos de excelente qualidade. Gera mais rendas para os associados e tudo isso com tecnologia exclusivamente nacional. É um projeto supervencedor e que deveria mais do que nunca ser compartilhado com o restante do país”, declarou a ministra
Izabella Teixeira no site do Ministério do Meio Ambiente.

As autoridades receberam, ainda, no final do encontro, um relatório sobre o projeto realizado durante a Copa do Mundo em Porto Alegre – RS. Os resíduos orgânicos gerados no Acampamento Farroupilha e nas Fan Fests eram recolhidos em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU para a produção do GNVerde, que, por sua vez, abastecia o próprio caminhão IVECO que fazia a coleta, fechando, desta forma, um ciclo de sustentabilidade.

Segundo Albari Pedroso, diretor das usinas de compostagem e biogás, a visita das autoridades à Ecocitrus é uma oportunidade de mostrar os excelentes resultados que podem ser alcançados através de projetos totalmente sustentáveis e socialmente inclusivos, para que sejam apoiados, ampliados e replicados em outras regiões do país.

Para apresentar o projeto Consórcio Verde Brasil aos ministros, a Ecocitrus contou também com a parceria do Instituto Morro da Cutia de Agroecologia – IMCA, entidade que tem como missão “Promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio da agroecologia, do comércio ético, justo e solidário e da educação ambiental, tendo como prioridade a agricultura familiar, atuando regional, nacional e internacionalmente”.

A visita dos ministros foi ainda acompanhada pelos prefeitos de Montenegro – RS, Paulo Azeredo, e de Pareci Novo, Rafael Riffel – RS, que preside, em paralelo, a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí – AMVARC. Outras autoridades da região, assim como pequenos produtores rurais se juntaram também aos diretores da Ecocitrus, da Naturovos e da Sulgás na ocasião.