07/10/2016

Ecocitrus participa do I Seminário OPPs de Sucos do Brasil.

Ecocitrus participa do I Seminário OPPs de Sucos do Brasil.

O Brasil é a principal origem de suco de laranja Fairtrade. Atualmente 9 cooperativas fornecem 60% do volume total do mercado. A Suíça é o principal mercado para sucos Fairtrade com 39% das vendas totais, representando 17% da participação no mercado do país, em 2014, devido ao forte compromisso do setor varejista (marcas privadas).

Realizado em Bebedouro – São Paulo, durante os dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro de 2016, encontro das Organizações de Pequenos Produtores de Sucos do Brasil com o objetivo de aprofundar em quatro temas organizacionais:

- Principais desafios dos produtores de suco Fairtrade em concordância com as prioridades estabelecidas na Estratégia de Sucos Fairtrade 2016-2020.

- Atualizar aos produtores certificados sobre o andamento da estratégia de sucos Fairtrade e próximos passos.

- Identificar o interesse de cada cooperativa em participar do desenvolvimento de pilotos, atividades ou parcerias, de acordo com o plano da estratégia estabelecido para o primeiro ano.

- Favorecer a troca de informação e propostas para o estabelecimento da Câmara de Sucos Fairtrade no Brasil.

Durante os três dias houveram palestras sobre: Desafios dos pequenos produtores para atender necessidades do mercado; Fairtrade e sua visão sobre os direitos dos trabalhadores; Segurança no Trabalho na colheita de citros; Gestão de custos: Metodologia e sistema de coleta de dados; Custos de produção em citricultura e como reduzi-los; Atualização de mercado e formação de preço ao longo da cadeia;

A cooperativa se fez representar através do Vice-Presidente e Gerente de Relações Institucionais, Sr Ernesto C. Kasper e na sua percepção o Comércio Justo se propõe a ser uma alternativa concreta para o atual sistema de comércio global, objetivando o desenvolvimento sustentável da comunidade de produtores, tanto no aspecto socioeconômico quanto no que diz respeito ao meio ambiente, principalmente aos produtores de frutas para suco que se encontram em transição para a produção orgânica, pois é uma forma de agregar valor ao produto.