10/06/2014

Ecocitrus participa de ação sustentável na Copa do Mundo

O veículo, fabricado pela Iveco, conta com tecnologia e motor especial movido a GNVerde, produzido pela Ecocitrus. O veículo, fabricado pela Iveco, conta com tecnologia e motor especial movido a GNVerde, produzido pela Ecocitrus.

A Ecocitrus vai participar de uma iniciativa campeã durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™ em Porto Alegre (RS).

Os resíduos gerados no Acampamento Farroupilha e na FIFA Fan Fest™ serão aproveitados na geração do GNVerde, primeiro gás natural veicular do país 100% renovável, que é produzido pelo Consórcio Verde Brasil, uma união entre a Ecocitrus e a Naturovos.

O combustível ecológico, por sua vez, abastecerá o caminhão que fará a coleta nestes locais no período do Mundial. Obtido a partir do processo de biodigestão anaeróbica de resíduos orgânicos, o GNVerde é uma marca exclusiva da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás, que, futuramente, distribuirá e comercializará o combustível em todo o território gaúcho.

Durante a Copa, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU se encarregará da coleta e separação do lixo nos dois locais de grande aglomeração humana e encaminhará os resíduos orgânicos para a unidade de produção do GNVerde. O próprio caminhão utilizado nesta operação será abastecido pelo gás produzido a partir do material coletado, fechando, assim, um ciclo de sustentabilidade. O veículo, fabricado pela Iveco, conta com tecnologia e motor especial movido a GNV, desenvolvido pela FPT Industrial.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES-RS também apoiará a iniciativa, com o fornecimento das lixeiras e equipes que orientarão os participantes do Acampamento Farroupilha sobre a correta separação do material orgânico.

A ação foi idealizada pela Sulgás em parceria com o DMLU, Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Comitê Gestor da Copa RS, Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer, Iveco-Bivel, Realeza Furgões e Consórcio Verde Brasil.