18/07/2014

Aula prática de Cooperativismo na Ecocitrus

Alunos da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP durante visita técnica na Usina de Compostagem e Biogás da Ecocitrus Alunos da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP durante visita técnica na Usina de Compostagem e Biogás da Ecocitrus

Conhecer de perto um exemplo vivo e bem-sucedido de cooperativa foi o que motivou a visita técnica dos alunos da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP às unidades operacionais da Ecocitrus no dia 28 de junho.

Conduzido pelo professor Alberto Bracagioli Neto, responsável pela disciplina Vivências em Cooperativismo III – Desenvolvimento Regional, que integra o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, o grupo teve a oportunidade de ver, na prática, o trabalho desenvolvido na indústria de sucos e óleos essenciais, bem como a operação da usina de compostagem e da planta de geração de biogás.

Durante o encontro, mais do que conferir a evolução de um projeto que começou há 20 anos, a turma pôde constatar a importância de uma gestão eficiente para o desenvolvimento do modelo cooperativista.

A visita aconteceu cerca de um mês após uma palestra do presidente da Ecocitrus, Fábio José Esswein, na própria ESCOOP, faculdade que foi criada em 2011 com o objetivo de atender as demandas de qualificação das cooperativas gaúchas e é a primeira, no Brasil, voltada exclusivamente ao Cooperativismo.


“Participar das atividades da ESCOOP é motivo de grande satisfação para a Ecocitrus. É o reconhecimento do nosso trabalho por uma instituição que atua na formação em Cooperativismo”, comenta Esswein.


A atividade que ilustrou o conteúdo transmitido em sala de aula com o exemplo real da Cooperativa também foi apreciada pelos alunos, como mostra este trecho do depoimento enviado pela estudante Juçara Vaz alguns dias após a visita:

“Os preciosos momentos que permaneci na Cooperativa foram muito importantes, pois contribuíram para o meu inegável crescimento pessoal e profissional. Devo este crescimento à ESCOOP e, principalmente, ao Professor Alberto Bracagioli, que mostrou, na prática, suas aulas teóricas”.