28/03/2017

A Importância do "se reconhecer".

Reunião de apresentação da propriedade. Reunião de apresentação da propriedade.

 

Dentro do trabalho desenvolvido pelo setor de assistência técnica da cooperativa, são realizadas visitas as propriedades dos associados para troca de conhecimentos. Reuniram-se no dia sete de março de 2017, na propriedade dos irmãos Francisco e Delmar Erbes no município de Tupandi, associados da Ecocitrus para conhecer a área de 18 ha, tendo 9 ha de citrus, onde produzem principalmente laranjas nas variedades valência (2610 plantas), umbigo (780 plantas), laranja Céu (100 plantas), bergamotas (790 plantas)e limão Taiti (250 plantas).

Propriedade de difícil manejo devido ao relevo, até ano passado se utilizavam da tração animal para a lida nos pomares, dentro das limitações do terreno. Preocupados com o aumento da produção e facilitar no transporte das frutas do pomar até o galpão, adquiriram através de financiamento um trator.

Como rotina na visitação entre os agricultores, sempre são feitas caminhadas para conhecer a propriedade e os pomares, com isto trocar conhecimento, baseado nas experiências práticas no pomar. Praticamente todo o pomar já está num sistema de manejo agroflorestal.

Durante a roda de chimarrão, acompanhado de sucos, rosca e bolos, os irmãos Erbes relatam a história da família na propriedade e o quanto é difícil dar continuidade com os jovens na agricultura, por isto a importância do cooperar conhecimentos.

Assunto para reflexão: O que poderemos fazer para evitar o êxodo rural ?