Localização

Todas as sedes da Ecocitrus estão localizadas na Região do Vale do Caí, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul - Brasil.

A região do Vale do Caí é conhecida no mercado brasileiro como grande produtora de citrus, em especial mandarinas. Atualmente conta com mais de 10.000 hectares cultivados por pequenos agricultores. Toda a produção é caracterizada pelo equilíbrio perfeito entre acidez e açúcares, além de coloração intensa e aromas incomparáveis, resultado de um solo e micro clima ideais para o cultivo destas frutas.


<< Clique no mapa ao lado para visualizar as melhores rotas de acesso.

 
  • Região distante 70 km da capital do estado, Porto Alegre
  • 20 municípios constituem o Vale do Caí
  • 20 mil hectares de citrus
  • Maior região produtora de citrus do Rio Grande do Sul
  • 55 mil pessoas envolvidas diretamente
  • Pomares de, em média, 6ha/família

 
 
 

Presença significativa no dia a dia da comunidade
Fortalecer a comunidade é uma das prioridades da Ecocitrus, que participa ativamente de iniciativas que promovem a economia local (Festa da Bergamota), resgatam as raízes culturais (Festa da Integração dos Filhos de Montenegro) e estimulam hábitos saudáveis (criação de hortas em escolas públicas através do projeto Ecomulher).


Uma herança cultural de 190 anos
Em 1824, os primeiros imigrantes alemães chegavam ao Vale do Caí. Dedicaram-se à produção agrícola e trouxeram tradições culinárias que, hoje, fazem parte da Rota Sabores e Saberes, circuito de turismo rural que inclui agroecologia, gastronomia típica, venda de produtos coloniais e agroindustriais. A Ecocitrus está inserida neste roteiro com sua fábrica de sucos e óleos essenciais, além da Usina de Compostagem de Resíduos Agroindustriais